INTRODUÇÃO
A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A AÇÃO DOCENTE
Discussões têm sido feitas em todo o país, e até mundialmente, buscando-se novas
alternativas de propiciarmos uma educação de qualidade para todos. Leis têm sido redigidas
como diretrizes para as mudanças necessárias, mas a implementação das discussões e
anseios sociais e das diretrizes propostas não penetraram, ainda, de forma eficaz, clara e
transformadora, na escola, como instituição social educativa. A pesquisa em desenvolvimento
visa ressaltar que para os professores não é suficiente apenas desenvolver saberes e
competências dentro da sala de aula, é preciso que compreendam como e porque são
tomadas certas decisões no sistema de ensino; quais relações de poder há nessas decisões, e
quais as implicações das decisões tomadas. Emerge, assim, um novo processo educativo, no
qual a gestão escolar democrática participativa adquire dimensão articuladora dos recursos
humanos, burocráticos e financeiros, objetivando fazer da educação, tanto formal, quanto não
formal, espaço de formação crítica. A gestão escolar democrática participativa é concebida
como elemento de democratização da escola, auxiliando a compreensão da cultura da
instituição escolar e seus processos e, a articulação das relações sociais, da qual fazem parte,
os desafios concretos do contexto histórico. A construção do processo de gestão escolar
democrática participativa implica repensar a lógica da organização e participação nas relações
e dinâmica escolar, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as
finalidades da escola, bem como, a definição de metas e a tomada de decisão consciente e
coletiva. É, nesta perspectiva, muito útil aos objetivos da gestão escolar democrática
participativa que, os professores, compreendam os processos de tomada de decisões do
Estado e sistemas educativos, percebendo que a escola não está isolada do sistema social,
político e cultural; assim como compreender que, enquanto profissional da educação tem uma
importante função a exercer: oportunizar meios para que a educação de qualidade torne-se
uma realidade para todos.
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