quinta-feira, 2 de maio de 2013

Gestão e ação docente



  INTRODUÇÃO  

A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E A AÇÃO DOCENTE

Discussões têm sido feitas em todo o país, e até mundialmente, buscando-se novas 
alternativas de propiciarmos uma educação de qualidade para todos. Leis têm sido redigidas 
como diretrizes para as mudanças necessárias, mas a implementação das discussões e 
anseios sociais e das diretrizes propostas não penetraram, ainda, de forma eficaz, clara e 
transformadora, na escola, como instituição social educativa. A pesquisa em desenvolvimento 
visa ressaltar que para os professores não é suficiente apenas desenvolver saberes e 
competências dentro da sala de aula, é preciso que compreendam como e porque são 
tomadas certas decisões no sistema de ensino; quais relações de poder há nessas decisões, e 
quais as implicações das decisões tomadas. Emerge, assim, um novo processo educativo, no 
qual a gestão escolar democrática participativa adquire dimensão articuladora dos recursos 
humanos, burocráticos e financeiros, objetivando fazer da educação, tanto formal, quanto não 
formal, espaço de formação crítica. A gestão escolar democrática participativa é concebida 
como elemento de democratização da escola, auxiliando a compreensão da cultura da 
instituição escolar e seus processos e, a articulação das relações sociais, da qual fazem parte, 
os desafios concretos do contexto histórico. A construção do processo de gestão escolar 
democrática participativa implica repensar a lógica da organização e participação nas relações 
e dinâmica escolar, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as 
finalidades da escola, bem como, a definição de metas e a tomada de decisão consciente e 
coletiva. É, nesta perspectiva, muito útil aos objetivos da gestão escolar democrática 
participativa que, os professores, compreendam os processos de tomada de decisões do 
Estado e sistemas educativos, percebendo que a escola não está isolada do sistema social, 
político e cultural; assim como compreender que, enquanto profissional da educação tem uma 
importante função a exercer: oportunizar meios para que a educação de qualidade torne-se 
uma realidade para todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário